A Fotografia de Casamento na Igreja Maranata
Em cada religião os casamentos acontecem de forma diferente. E os fotógrafo devem se comportar e fotografar de uma forma que se adapte a essas diferenças.
Nos últimos anos fotografei muitos casamentos na Igreja Maranata. Conheci casais e famílias lindas!
Vou tratar aqui de algumas particularidades que considero importantes na fotografia dos casamentos Maranatas.
Vamos começar pelo ensaio pré wedding: o ensaio antes do casamento serve como um anúncio, o casal vai publicar esse material nas redes sociais, vão postar em sites, vão mandar para os amigos, vão curtir o sentimento que essas fotografias despertam desse momento de aproximação do Grande Dia.
O Making Of é também um momento super importante de se fotografar. Fazer fotos de cada um individualmente e das pessoas que os acompanham nas horas que antecedem o casamento.
Essas fotografias, além de registrarem a preparação e o momento em que o casal está pronto para partir para a igreja, registram também relações que se estabelecem entre parentes e amigos e criam uma conexão: uma cumplicidade entre o fotógrafo e o casal que vai ser muito importante para o resultado final das fotografias ao longo do casamento.
A chegada da noiva na igreja é sempre um momento de muita emoção em todo casamento. Mas a entrada da noiva na Igreja Maranata é bem diferente de outras religiões: o pai entrega a filha para o noivo na porta da igreja e o casal entra junto.
Não existem padrinhos, pajens, damas e nem entrada de alianças: é o pastor que entrega a aliança para o casal no meio do culto.
O casamento não é um evento em separado, ele acontece dentro de um culto da Igreja.
Os músicos e os corais são MARAVILHOSOS. São compostos por membros da Igreja, pessoas que conhecem o casal e promovem um clima de intimidade e emoção nos casamentos. Essa emoção pode ser sentida por qualquer pessoa que esteja presente na Igreja neste momento, inclusive pelo fotógrafo, e eu sempre digo que para registrar uma cena antes é preciso sentir a cena, se envolver com ela. Esse envolvimento vai ficar registrado nas fotografias.
Um fato que sempre me chama a atenção nos casamentos Maranatas é a relação dos casais com suas famílias. Um ambiente de muito amor, de muito respeito, de muita admiração.
Tanto na relação do casal com a família como na relação com os amigos, estou sempre atento aos olhares, à emoção, às cenas que revelam a essência daquele casal e suas relações com a família e os amigos.
Mas tudo acontece muito rápido e, se o fotógrafo não tiver experiência e intimidade com cada etapa da cerimônia, pode perder cenas importantes. Por isso é importante escolher um fotógrafo experiente e qualificado para garantir que todos os momentos sejam registrados de maneira única e profissional.
Através de um olhar atento e criativo o fotógrafo pode capturar a essência do seu casamento e fazer com que as fotografias se tornem verdadeiras obras de arte. Que poderão inclusive serem impressas e penduradas na parede da sua casa.
As recepções são literalmente mais sóbrias nos casamentos Maranatas. Por não servirem bebidas alcoólicas o estado de consciência tanto dos noivos como dos parentes e amigos é outro, as fotografias devem também serem outras.
O quê então fotografo nas festas Maranatas?
As pessoas! O casal, a família, os amigos. Isso é o que mais me interessa.
As fotografias protocolares têm muito valor para os casais Maranatas. É o momento onde registro o casal com as pessoas que eles mais amam na vida. Que responsabilidade!
É fundamental trabalhar com uma boa iluminação e com a direção das pessoas, para termos as melhores poses e expressões. Uma boa Assessoria neste momento faz toda a diferença.
A paisagem e os detalhes da decoração também são importantes. Muitas vezes a festa passa rápido e a noiva não tem tempo de ver todos os detalhes da decoração. As fotografias vão permitir isso depois.
Para compor o álbum de fotografia de um casamento Maranata recomendo sempre ao casal fazer um pós wedding.
O ensaio pós vai gerar imagens clássicas que vão ficar para a história da família.
Esqueci de algum detalhe sobre o casamento na Igreja Maranata? Escreve para mim nos comentários.
Fotografia é Memória!